sábado, 21 de maio de 2016

Conciliação contábil Protheus TOTVS

Em minhas andanças pelo mundo da consultoria em implantação do ERP Protheus da TOTVS encontro sempre as mesmas dificuldades dos usuários deste ERP.
Como posso fazer para conciliar as operações dos módulos como financeiro, estoque, compras, folha de pagamento com a contabilidade da TOTVS?

Primeiro vamos entender a estrutura:
Estoques, o Protheus grava as movimentações de estoque dentro da tabela ou arquivo denominado SD3, e o custo do material envolvido no movimento está gravado no campo D3_CUSTO1.
A integração contábil entre o movimento do estoque com a contabilidade é feito através de outro cadastro denominado lançamento padronizado (LP) e para cada processo do Protheus existe um lançamento padronizado que é vinculado à operação do ERP, a tabela usanda para parametrizar o lançamento padrão e a CT5.
O movimento de estoque é contabilizado no processamento do custo médio e é gravado em outra tabela denominada CT2.

Agora vamos as dificuldades de se fazer conciliação entre o estoque e contabilidade
1) A consultoria que fez a parametrização preparou os LPs mediante aos processos que foram levantandos, mas a empresa precisou criar outro conceito de contabilização, armazenamento ou movimentação, e esse conceito não faz parte da regra criada.
O que vai acontecer?
Os movimentos novos não serão contabilizados, gerando então diferenças entre a contabilidade e o livro de inventário, e agora como procurar as diferenças? Que relatório do ERP posso usar que me mostre as diferenças.
Resposta não existe esse relatório dentro do ERP que possa ajudar o analista de estoque ou o analista contábil.

Após vários anos de estudo desta matéria encontrei uma alternativa que pode minimizar esse transtorno, em conversa com amigo amigo o Sr José Pereira (créditos dele) ele me disse que todos os meses ele importa o kardex para uma planilha e depois importa os lançamentos contábeis para outra planilha, e aí começa os trabalhos, ele cria uma chave dentro da planilha do kardex e depois cria outra chave na planilha dos movimentos contábeis, e começa o procv de conciliação até encontrar as diferenças, trabalhoso demais concorda.
Usando o mesmo conceito que ele comentou analisei as regras contábeis e aí vem a sugestão que pode dar certo.
Na criação do lançamento padronizado usar o Campo origem no CT5.
Colocando informações que podem ser rastreadas dentro do arquivo CT2.
Neste exemplo vamos colocar
Código do produto, documento, ordem de produção, data do movimento e tipo de movimento ficando assim
      CT5_ORIGEM = ALLTRIM(SD3->D3_COD)+ALLTRIM(SD3->D3_DOC)+ALLTRIM(SD3->D3_OP)+DTOS(SD3->D3_EMISSAO)+ALLTRIM(SD3->D3_TM)

Essa chave será gravada no arquivo CT2_ORIGEM.
Baseado nesta chave os usuários poderão fazer a conciliação dos movimentos de estoque com a contabilidade.

Nota: Esse processo será possível somente após a reconfiguração dos lançamentos padronizados existentes.
Importante, atualmente quase todos os consultores ao montar a regra do campo origem utiliza do seguinte texto: CT5_ORIGEM = "666/001"+USUARIO, ai não conseguiremos obter o resultado esperado.

A CCSKF.COM.BR,  é uma empresa de consultoria independente e não tem nenhum vínculo direto ou indireto com a TOTVS®, qualquer uma de suas franquias ou qualquer um de seus representantes.
Caso o a sua empresa precise de alguma consultoria para atuar neste processo, teremos o maior prazer em prestar esse tipo de serviços.
Atendemos em todo território nacional de forma presencial ou remoto.
meu skype : francisco.ezualdo.mafra
Telefone: 016 - 3013-7180
 Celuar 016 - 9-8156-8345





Nenhum comentário:

Postar um comentário